Viver de Games é Fácil? Não, pare de pensar isso

Tempo de leitura: 5 minutos

Não sei, mas todo mundo com quem converso acha que é fácil Viver de Games! Doce ilusão.

Viver de Games é como qualquer outro negócio, seja uma empresa de informática, um escritório de contabilidade, ou um prestador de serviços como eletricista, é um trabalho que como muitos você precisa dar muito duro para ganhar o pão de cada dia.

Assim como um artista, para Viver de Games podemos dizer que é viver de sua arte, onde no começo o dinheiro que entra é pouco, a família e amigos não compreendem o que você faz e vivem falando para você ir procurar um emprego, afinal você só fica na frente do computador jogando. Sempre na esperança de que seu canal BOMBE, que sua Live se torne viral e atraia milhares e milhares de pessoas.

Quando muitos jovens pensam em trabalhar com games, eles acham que é só jogar, coitado! Imagine o que é necessário para desenvolver um game, jogar é uma das etapas, desenvolvimento é muito mais, tem a parte conceitual onde as ideias vão para o papel, a pré-produção ou planejamento, a produção em si onde os programadores e design ralam muito, então chega a parte de testes Alfa, Beta e assim por diante, depois precisa colocar em produção e então é só lançar, acabou? Não você ainda precisa VENDER! Além disso tem o pós-produção para melhorar o que já esta sendo vendido e possíveis bugs que apareçam. Isso tudo para quem desenvolve, e acha que só vai jogar, trabalhar numa empresa já não é fácil imagina sendo Streamer.

Veja a stream da Twitch por exemplo:

 

Mas e para quem joga e quer viver de games?

Criar um canal e começar a jogar! É o que muitos dirão mas não é só isso, você precisará vender seu peixe, jogar é apenas uma pequena parte, você precisar criar seus canais, escolher qual será o principal, se terá ou não um blog, como irá monetizar? Tá ai uma boa pergunta, terá patrocinadores? Como irá atrair seu público, é muito o que pensar, não é tão simples como se imagina. Até a escolha do jogo é importante, afinal já existem muitos canais que falam de muitos jogos por ai.

Viver de Games é Possível! E sim é fácil para quem corre atrás

Exatamente isso, Viver de Games é extremamente possível, mas para isso você precisará desenvolver alguns pontos importantes em sua vida, algo que é comum para todo mundo que resolve empreender.

Para começar precisará ter FOCO, isso mesmo, mirar onde quer chegar e permanecer firme, não será fácil, como disse muitas pessoas como sua família e amigos  lhe dirão que isso não dá futuro, dirão que é perca de tempo, para mudar de vida, correr atrás de emprego, mas foque no que você precisa, tenha em mente onde quer chegar, e planeje bem o que você vai fazer, crie seus canais, suas redes sociais, faça testes, pergunte o que seu público quer assistir relacionado ao que fará, peça a opinião de outros players, procure manter a qualidade, e nunca esqueça de onde quer chegar.

Consistência é a segunda parte, você já sabe aonde quer chegar, agora comece a andar, isso mesmo, o caminho é longo, precisará ser consistente para conquistar o que deseja, no começo você terá animo, em alguns momentos poderá desanimar e ver que talvez as coisas não esteja saindo como deseja, mas tenha cabeça fria nessa hora, vai ter dia que você publicará um vídeo, fará uma Live e apenas uma ou outra pessoa assistirá, mas não se preocupe, todo mundo começa de algum lugar, hoje uma, amanhã mais duas, e assim vai crescendo. Para quem quer viver de games é muito importante manter a consistência, tenha uma visão ao longo prazo o sucesso virá. Pesquise bastante, procure outros profissionais de games para se inspirar, acompanhe eles.

São raras aqueles que fazem sucesso do dia para a noite, a maioria ralou e ainda rala muito, noites sem dormir é muito comum para quem quer fazer sucesso.

Persistência é a minha dica, viver de blog não é fácil, ganhar dinheiro jogando não é fácil, tudo requer trabalho, e muitas vezes no começo poderão surgir obstáculos, a câmera que quebra, o microfone que não tá bom, o PC não é o ideal. Não esquenta com isso, pense que daqui uns meses tudo vai estar diferente, isso mesmo. Seja persistente, eu diria que mais de 97% das pessoas que resolvem trabalhar com games, sendo Streamers ou criando canais como blogs para promover e jogar acabam fechando não porque falham mas porque desistem.

Essa é a triste realidade, e ainda uma parcela menor dos que ficam realmente conseguem viver 100% de games, o problema é que muitos desistem antes, não tem folego, não tem força para ir até o final.

Esse mercado é competitivo! Quer ganhar a vida vivendo de games? Então seja forte! Seja Consistente! Seja Persistente e alcançará o que deseja.

Fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro é para poucos, pois muitos não tem coragem de passar pela fase difícil até chegar à fase boa e preferem procurar um emprego.

Aproveito e deixo o convite para você conhecer o e-book Vivendo de Games do Gabriel Ghames. Este é o único livro que lhe ensina a viver de games, usando exemplos reais e informações de alto nível, mesmo que ainda exista muito preconceito sobre games no Brasil e com certeza ele vai lhe ajudar. Clique aqui e saiba mais sobre ele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =